9 Easter eggs da Google que você precisa conhecer

easter_eggs_blog

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/tiki/blog/wp-content/plugins/easy-social-share-buttons/includes/class-easy-social-share-buttons.php on line 762

Sabe o que são easter eggs (ou “ovos de páscoa” em português)? Calma! Você não voltou no tempo e acordou no domingo de páscoa. Hoje continua sendo o mês de maio e, muito provavelmente, todos seus doces já acabaram – infelizmente.

Os ovos que nós estamos falando hoje não têm nada a ver com chocolate, mas sim com segredos escondidos em programas, sites ou jogos eletrônicos. São pequenos códigos ocultos criados pelos programadores e desenvolvedores para desafiar a criatividade dos usuários, gerando uma verdadeira caça ao tesouro virtual. A Google, por exemplo, é uma grande adepta da brincadeira, porém para participar é necessário conhecer os comandos de ativação. Ou então ter a sorte de cair em um deles sem querer. Quer saber mais? Confira nossa lista, descubra alguns dos melhores easter eggs escondidos nos produtos da empresa e divirta-se!

Jogos… jogos em todos os lugares!

1. Google Pacman

Abra a busca do Google e pesquise “google pacman” (sem as aspas). Clique no doodle e aproveite. Agora é só testar suas habilidades em um dos jogos mais clássicos do mundo.

Obs: Cuidado com os fantasminhas! Quem avisa, amigo é. :-)

 2. Atari Breakout

Criado para homenagear um antigo jogo de arcade desenvolvido pela Atari em 76, esse easter egg funciona somente na aba “Imagens” do buscador. Abra a página, busque “atari breakout” e divirta-se!

3. Simulador de voo do Google Earth

Diferentemente dos acima, esse easter egg é um pouco mais complexo de acessar. Para entrar na brincadeira, baixe o Google Earth no seu computador e siga as instruções mostradas no vídeo abaixo. Assim você pode sobrevoar sua cidade natal ou aquele país que você quer conhecer faz tempo sem precisar sair de casa.

Será que o Google enlouqueceu?

4. Do a barrel roll

Fãs da Nintendo conhecem a expressão muito bem. Ela é uma referência ao game Star Fox 64, um clássico importante para a história da empresa. No jogo, o personagem principal é uma raposa que faz um movimento de 360º com sua nave espacial para fugir dos inimigos – ação repetida pelo Google quando você digita o nome da manobra no campo de busca.

5. A resposta para a vida

Você conhece o livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”? Os colaboradores da Google sim. Muitos deles são fãs da saga e, por isso, inseriram um easter egg para homenageá-la. Ao digitar, sem as aspas, “answer to life, the universe and everything” (em tradução livre: “resposta para a vida, o universo e tudo mais”), vai encontrar a mesma resposta encontrada no livro: o número 42.

6. A força da gravidade

Tudo o que existe na Terra está sujeito à gravidade, não é mesmo? Inclusive o Google. Abra a página do buscador, digite “google gravity” e clique em “Estou com sorte”. No início parece que está tudo igual, mas é só mexer o mouse que os elementos começam a cair.

E tem o YouTube também

7. Use a Força, Luke!

É um fã de Star Wars? Esse easter egg é para você. Digite na busca do Youtube a frase “Use the Force, Luke” e veja o resultado. Os elementos do site começarão a aumentar e diminuir de tamanho. Você pode controlá-los por meio do poder do seu mouse, da mesma forma como seria se estivesse utilizando a Força.

8. Doge meme

Se você tem Facebook, WhatsApp e utiliza a internet com frequência, é bem provável que conheça a febre dos memes. Entre os mais populares está o cachorro Doge, a fotografia de um cãozinho raça Shiba Inu acompanhado de textos coloridos em Comic Sans. Para homenagear o cachorrinho, o Youtube criou um easter egg que troca todas as fontes do portal pela famigerada Comics. Faça o teste: digite “doge meme” e veja o que acontece.

9. Webdriver Torso

Em 2014, a internet descobriu um canal do YouTube chamado Webdriver Torso, dono de mais de 80 mil vídeos com o mesmo conteúdo: duas formas geométricas com as cores azul e vermelha. Na época, os internautas criaram diversas teorias da conspiração para explicar o mistério – mensagens criptografadas por espiões franceses, códigos utilizados por extraterrestres que estariam vivendo na Terra e até um enigma desenvolvido pelo FBI para captar novos talentos para a organização. Porém, na realidade, os vídeos eram da própria Google, que utilizava o canal para fazer testes de conexão e upload. Para  continuar a brincadeira, a empresa criou um easter egg. Quer conferir? Abra o YouTube e digite a frase. A busca ficará toda nas cores do canal.

E você? Conhecia todos os segredos da nossa lista? Sabe de algum easter egg interessante que não esteja nela? Comente abaixo.

Conheça também a nossa graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Quem sabe você também poderá criar seus próprios easter eggs no futuro. Acesse o link e inscreva-se!

    Leia também: