9 curiosas tradições de Páscoa ao redor do mundo

tpo_blog

A Páscoa está chegando e grande parte da população já separou ovos de chocolate para presentear amigos ou está aguardando as típicas comemorações cristãs. Mas, você já parou para pensar nas tradições que ocorrem nesta data ao redor do mundo?

Um tanto curiosas, algumas conseguem despertar o interesse até daqueles que não costumam celebrar esta data. Por isso, separamos alguns lugares com tradições bastante diferentes nesta época do ano!

9 tradições pascais para você conhecer:

  1. Portugal – No Brasil, a Páscoa é bastante lembrada por fantasias de coelhos, chocolates e decorações coloridas. Em Portugal não é bem assim que acontece! Por lá, as comemorações costumam ser maiores na sexta-feira, onde bonecos de palha são enforcados e queimados nas grandes fogueiras espalhadas pelas praças. Tudo isso para representar o castigo de Judas, o grande traidor de Jesus de acordo com as tradições bíblicas.

 Mas, calma, os doces também costumam ter importância no país! Além dos chocolates, que são oferecidos apenas às crianças, os adultos costumam trocas diferentes tipos de pães e bolos entre si.

  1. Escócia – As comemorações da Escócia nessa época do ano costumam ser muito dinâmicas entre a população. A tradição por lá é competir! Imagine que nesse dia centenas de crianças sobem no pico dos morros para soltar ovos de galinha cozidos com a intenção de fazê-los chegar primeiro lá embaixo. Se você imaginou uma corrida de ovos cozidos, pensou certo!
  1. Finlândia – Da mesma forma que no halloween dos Estados Unidos, na Páscoa, os finlandeses costumam deixar que as crianças conquistem seus próprios doces. Por isso, é comum receber visitas fantasiadas no início da noite e estar bem preparado com guloseimas! É claro que as travessuras não acontecem caso você não tenha doces, mas é sempre bom se prevenir!
  1. Polônia – Assim como em outras comemorações, a Páscoa costuma ser uma data cheia de pratos típicos. Mas, se você estiver na Polônia nessa época vai ver que isso envolve uma tradição curiosa. De acordo com a população, o dono da casa não deve ajudar a preparar o  “pão de Páscoa”, prato que não pode faltar na comemoração dos poloneses. Caso ele venha a desobedecer a regra, certamente a massa irá desandar, e pior, o seu bigode corre o risco de ficar cinza! Ué?!
  1. Reino Unido – Se você achou a corrida dos ovos cozidos um tanto engraçada, espere para ver o que acontece no Reino Unido! Por lá, a tradição também envolve competições, mas nesse caso a disputa é entre pessoas tentando virar panquecas na frigideira enquanto correm. O objetivo é não deixar a panqueca cair e conseguir chegar até o final para poder comer a sua!
  1. França – Para aqueles que gostam de comemorações envolvendo comida, temos mais um país criativo nesse aspecto! Na França, a tradição é o preparo de uma omelete caprichada em grande quantidade – com cerca de 15 mil ovos! É ovo para ninguém ficar de fora!
  1. Bermudas – Os costumes de Bermudas nessa data, certamente, resultam em belas fotos para aqueles que assistem. Isso porque, anualmente, toda a população participa da tradição de empinar pipas coloridas na Páscoa, como uma forma de encenar a ascensão de Jesus ao céu.
  1. Grécia – Por lá a Páscoa é marcada por ovos vermelhos que simbolizam o sangue de Jesus e são distribuídos para a população. O objetivo é encostar o ovo que você recebeu em outro de qualquer pessoa. Aquele que rachar por último garante um sinal de sorte para quem o recebeu! Será que funciona mesmo?!
  1. Austrália – Já na Austrália, o coelhinho com a cesta de ovos que estamos tão acostumados dá lugar ao bilby, um marsupial nativo do país e da mesma classe dos coalas e cangurus. A troca é justificada porque lá os coelhos são considerados uma praga já que não têm predadores naturais e destroem as plantações. O bilby, ao contrário, corre o risco de extinção na Austrália.

E você? Conhece outras tradições diferentes para a época de Páscoa? Compartilhe com a gente! :)  

Leia também: