7 dicas para preparar a sua casa para o inverno

2605

O frio está chegando aos poucos e preparar a casa para uma nova estação pode tornar esse ambiente mais aconchegante. Texturas, cores, plantas e outras mudanças pontuais transformam a sua casa em um refúgio quentinho e alegre no inverno.

Esse conforto e sensação de bem-estar tem um nome ainda sem tradução para o português: hygge. O termo é compatível a um estilo de vida escandinavo, ligado a felicidade. O hygge se fundamenta em aproveitar os ambientes da melhor maneira, mesmo no frio. Confira nossas dicas para decorar a sua casa neste inverno:

  1. Invista em tapetes

Além de proteger o contato direto dos nossos pés com o chão gelado, os tapetes transformam qualquer espaço num ambiente confortável. Podem ser grandes aliados para melhorar o uso do espaço da sua sala de estar. Se você preferir algo mais ousado, tapetes estampados são uma ótima maneira de mudar o estilo do ambiente.

  1. Não tenha medo das cores

Cores também podem deixar a casa mais aconchegante, salas monocromáticas são ambientes ideais para relaxar e recarregar as energias. Para o inverno é bom apostar em cores quentes, como laranja, rosa ou coral que ajudam a deixar as áreas menos frias e sóbrias.

  1. Use objetos antigos

Reserve um espaço para deixar à mostra objetos antigos, como discos e livros que tenham valor sentimental ou algo que você comprou naquela viagem sensacional que fez nas férias. Salas com histórias para contar são charmosas e acolhedoras.

  1. Coloque plantas

Aproveite as tendências de urban jungle e crie um jardim. Comece com plantas pequenas e fáceis de cuidar. Investir em vasos e suportes contribui nas opções para decorar a casa. Mas lembre-se que plantas exigem uma certa atenção, pois precisam de luz solar, água e cuidados diferenciados conforme a espécie.

  1. Use texturas diferentes

Investir em elementos feitos à mão, como tricô e crochê, e elementos de madeira de demolição são ótimas ideias para preparar a casa para o inverno. Aproveite que franjas de decoração estão em alta e dê um toque especial à sua sala.

  1. Faça uma mistura de estampas

O contraste é o segredo para amenizar a fusão de estampas. Você pode usar um mix de tapetes de tons escuros combinando com itens geométricos. Também vale investir em acessórios, como almofadas e mesinhas com cores diferentes.

  1. Preencha as paredes

Aproveite um cantinho para colocar diversos quadros, literalmente do chão ao teto. Use esse espaço como inspiração para sua criatividade ou até como um incentivador para olhar aquela paisagem que você adoraria conhecer. Você pode adotar um tom mais clássico e utilizar o preto e branco para harmonizar ou pode abusar das cores, o importante é usar o espaço.

Preparar a sua casa para o inverno faz com que o ambiente seja mais confortável e relaxante para você mesmo. Conte para nós, como você prepara sua casa para o inverno? Alguma dica que não citamos? Comente!

Leia também: