6 dicas para ter a sua equipe motivada no ambiente de trabalho

2607

A motivação inspira e gera bons resultados, e prezar pela qualidade no ambiente de trabalho é uma ótima característica para motivar os profissionais dentro da sua empresa.

Um líder ativamente engajado com o que acontece na empresa e disposto a ajudar os profissionais está à frente das necessidades do seu negócio. O conhecimento sobre o trabalho de cada funcionário é essencial para identificar mudanças e extrair de cada um da equipe o que ele tem a oferecer de melhor para os objetivos desejados.

Conheça algumas dicas que devem ser consideradas na hora de manter uma equipe motivada, e, consequentemente, aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, a qualidade dos serviços e a satisfação com os clientes:

Planejamento estratégico

Se você tem uma empresa pequena, média ou grande, não importa! Estabelecer estratégias de planejamento é importantíssimo em qualquer porte e segmento.

Onde a sua empresa quer estar em alguns dias, meses ou anos? O planejamento estratégico é o conjunto de ações que visa o alcance de objetivos para o seu negócio. E nesse contexto, é necessário que cada membro reconheça o seu papel e o que é necessário para alcançar as metas. 

Uma equipe planejada e preparada para eventuais mudanças, está pronta para encarar os novos desafios. Com a Era Digital e constantes transformações, a competitividade empresarial está cada vez mais acirrada. Portanto, determine os objetivos junto à equipe! Defina responsabilidades a todos os colaboradores e certifique-se de que eles sabem exatamente quais são os resultados desejados. 

Remuneração

O incentivo financeiro é fundamental para manter a motivação da equipe. Todos precisam pagar suas contas, não é mesmo? Além de refletir no bolso, a motivação aumenta quando o trabalhador se sente recompensado pelos serviços prestados à empresa.

Apesar da remuneração estar associada ao sentimento de reconhecimento e respeito pelo trabalho, a motivação do funcionário não está ligada somente com o dinheiro que ele ganha no final do mês. A preocupação com o bem-estar de seus colaboradores, um ambiente que favoreça o crescimento e a produtividade da sua equipe são fatores fundamentais que podem pesar até mais do que uma remuneração acima da média do mercado. Mas, lembre-se: Também é importante verificar se o salário oferecido está compatível com o mercado.

Gamificação 

Você sabe o que é gamificação, ou gamification? É o auxílio de jogos para engajar pessoas e equipes, resolver problemas e motivar ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de games.

Com essa prática, as empresas buscam engajar os participantes a alcançarem os seus objetivos, estimulando a competição saudável e trabalhando uma das principais necessidades humanas: a autorrealização. 

A gamificação é muito utilizada para o setor de vendas, por exemplo, que ajuda os colaboradores a alcançarem metas de forma mais descontraída e resulta na motivação para novos desafios.

Ferramentas auxiliares

Há quem fale mal da Era Digital, há quem faça uso da tecnologia ao máximo. Opinião  unânime mesmo é que o avanço da tecnologia transformou o ambiente de trabalho.

As novas tecnologias modernizaram práticas nas empresas, como os sistemas de gestão online e em tempo real, pagamentos online, emissão de notas fiscais, vendas e atendimentos. Os softwares Enterprise Resource Planning (ERP) e Customer Relationship Management (CRM) são exemplos de sistema de gestão empresarial que contribuem para o trabalho das empresas. 

Hoje, também otimizamos nosso tempo com o correio eletrônico, mais conhecido como e-mail, plataformas digitais e redes sociais. É fundamental que profissionais usem e abusem de ferramentas que aperfeiçoam nosso trabalho e o tornam mais eficiente. Outros exemplos são o Trello, Hangouts, Skype e Dropbox.

Capacitação da sua equipe

Preocupação com o desenvolvimento profissional da sua equipe é sinônimo de que você se preocupa com a sua empresa.

Mais do que trabalho, o seu time também precisa estar capacitado! Em qualquer ambiente profissional, seja ele no ramo de tecnologia, marketing digital, gestão ou vendas, é importante que os seus funcionários estejam em constante aperfeiçoamento, para que a sua empresa esteja atualizada sobre os novos desafios e tendências do mercado de trabalho. A conta é uma só: Mais capacitação é igual a mais e melhores resultados da sua equipe.

Reuniões produtivas

Reuniões são importantíssimas. Elas são amigas indispensáveis para acompanhar atividades, observar se o planejamento estratégico está surtindo efeito e discutir adequações. É o momento de propostas e do feedback! Mas, faça das suas reuniões as mais proveitosas possíveis, ou todos sairão frustrados e com a famosa sensação: Poderia ter sido um e-mail.

Use e abuse do meio digital também! Trabalhe com aplicativos, plataformas e contas que otimizem o tempo das reuniões e resolvam assuntos imediatos. Para as reuniões se tornarem mais rápidas e produtivas, tenha assuntos pré-definidos e duração estabelecida. Você também pode fazer um planejamento de reuniões mensais ou quinzenais, o que melhor se adequar ao seu negócio e com a demanda de assuntos a serem resolvidos. Evite deixar assuntos pendentes para uma próxima reunião e informe aos participantes sobre o tema a ser abordado. 

Não esqueça de valorizar a opinião do seu time, toda crítica construtiva é bem-vinda. Além do mais, quando a equipe é ouvida, sente seu trabalho valorizado e possui mais motivação para desempenhar suas atividades.

Gostou das nossas dicas? Leia também sobre como incentivar o bem-estar na sua empresa para seus colaboradores

Leia também: