Da mente ao corpo: conheça 6 benefícios do café

24-blog-topo

Você acorda e a primeira coisa que faz? Toma um café quentinho antes de sair para trabalhar. No meio do dia bateu aquele sono? Café para despertar. Quer encontrar um amigo que não vê há tempos e jogar conversa fora? Convide-o para um café. Apesar de ser uma bebida que nos acompanha em inúmeras situações, dificilmente paramos para pensar nos benefícios do café para o nosso organismo, não é?

Além do delicioso aroma e do forte sabor que só um bom café é capaz de oferecer, o consumo da bebida traz inúmeros benefícios para a saúde e, se tomado em uma quantidade moderada, contribui para manter mente, alma e corpo sãos. De acordo com Isaura Hammerschmitt Clemente, nutricionista e responsável pelo Programa SENAC de Segurança Alimentar, o consumo de cafeína diário é de, no máximo, 400 mg da substância por dia – o que equivale a 3 xícaras de café.  

Quer conhecer alguns dos benefícios que o café proporciona? Confira:

Alivia o estresse

Em um estudo feito nos EUA, Portugal e Brasil, ficou comprovado que o café ajuda a melhorar o humor e aliviar o estresse. Concluiu ainda que após tomar café, a pessoa tem um tempo melhor de reação e raciocínio.

Contribui para o rejuvenescimento

O café possui substâncias antioxidantes e, não à toa, seu poder de rejuvenescimento é explorado pela indústria de cosméticos. Marcas como Natura, Avon e Kapeh já possuem em seu portfólio produtos desenvolvidos a partir dos componentes do café.

Estimula a digestão

Sabe aquele cafezinho para despertar após o almoço? Ele é uma ótima pedida! Além de deixar você mais disposto, a bebida é responsável por estimular os intestinos e o estômago. Com isso, aumenta o movimento gastrointestinal e facilita a digestão.

Diminui as chances de diabetes tipo 2

Ficou comprovado que o café, por conter ácido clorogênico e trigonelina alcalóide, auxilia na redução de glicose e insulina. De acordo com o experimento realizado na Harvard School of Public Health, as pessoas que aumentaram o consumo de café em um período de 4 anos tiveram um risco 11% menor de desenvolver a doença. Aqueles que reduziram a ingestão, tiveram aumento de 17%.

Ajuda a prevenir o câncer

Ácido clorogênico, ácido caféico, fitoestrogênios são substâncias com propriedades anticancerígenas que ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. Pesquisas ainda demonstraram que pessoas que bebem diariamente café têm menos chance de adquirirem diversos tipos de câncer, como o de esôfago, de faringe, de boca, de próstata e de fígado.

Contribui para o emagrecimento

Já percebeu que a cafeína está presente na maioria dos suplementos comerciais de queima de gordura? Isso porque ela é a grande responsável por estimular e aumentar o desempenho em exercícios físicos, além de ajudar na liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo.

Viu o tanto de benefícios que o café pode trazer a você? Aliás… Acho que está na hora de um cafezinho, não está? ;) Só não esqueça: por mais benéfica que seja, a bebida deve ser consumida em quantidades moderadas. “O consumo excessivo pode causar: irritabilidade, insônia, dor no estômago  e aumentado de pressão arterial. Além disso, atua no sistema nervoso, no aumento do suco gástrico e na dilatação dos vasos periféricos, que eleva a pressão arterial”, alerta Isaura Clemente.

Além disso, o café é muito utilizado na culinária, para compor e equilibrar sabores de receitas. O Senac SC oferece diversos cursos livres, técnicos e graduação na área de Gastronomia. Você se interessa pelo assunto? Conheça nossas opções e inscreva-se já!

Leia também: