6 benefícios da robótica para crianças e adolescentes

post_senac_robotica_blog

Se você perguntar a uma criança ou a um adolescente o que são smartphones, tablets ou drones, eles não só saberão do que se trata, como provavelmente o ensinarão a usar tais tecnologias. O que talvez não seja tão conhecido é o funcionamento por trás de todos esses eletrônicos: a programação e a robótica. Considerada como algo complicado, a codificação se tornou a nova linguagem do mundo e especialistas afirmam que quanto antes nós aprendermos melhor.

Em um mundo cada vez mais digital, os conceitos básicos computacionais tornaram-se necessários mesmo nas situações cotidianas. Por esta razão, tem crescido o número de escolas de programação e robótica para crianças e adolescente no Brasil. “Um grande desafio para os educadores atualmente é manter o interesse dos estudantes, nativos digitais, pelo conteúdo das aulas. A robótica é uma grande ferramenta de empoderamento para esses educadores, uma vez que permite um maior engajamento desses jovens pelas atividades escolares”, afirma Henrique Foresti, engenheiro de sistema do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Durante as aulas, as crianças aprendem conceitos de engenharia, matemática, física e desenvolvem a capacidade de trabalho em equipe. Desde cedo, eles entendem o funcionamento dos aplicativos e jogos que fazem parte da sua rotina, além de construir seus próprios robôs. Ou seja, o aluno, além de criar um brinquedo de acordo com as suas preferências, também aprende durante todo o processo de produção.

No primeiro contato com o mundo do desenvolvimento de aplicativos ou sistemas, as crianças aprendem a programar usando uma linguagem totalmente visual, com o objetivo de entender a lógica do processo. Em seguida elas entram em contato com os princípios da robótica e descobrem como criar jogos mais complexos em 3D. O objetivo é fazer com que os alunos se sintam desafiados a colocar em prática o que quer que suas mentes imaginem.

Estudos vêm mostrando que a robótica traz diversos benefícios e ajuda no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, por meio de atividades em grupo e da vivência de situações problemáticas, em que eles são estimulados a encontrar uma solução. É nesse estágio que eles planejam, apuram ideias, montam, programam, testam seus experimentos e corrigem eventuais erros. Conheça alguns dos benefícios da robótica para o desenvolvimento de crianças e adolescentes:

1. Estímulo do raciocínio lógico.

A linguagem de programação faz com que os alunos pensem de forma estruturada. Ao utilizar códigos e sequências de números e palavras, a criança desenvolve os raciocínios lógico, analítico e crítico.

2. Maior organização.

Ao sistematizar os pensamentos para a solução dos desafios, o aluno desenvolve também a capacidade de organização de um modo geral, seja nos estudos ou nas outras atividades do dia a dia.

3. Incentivo para o aprendizado de matemática, física e inglês.

As escolas vêm percebendo melhoras no desempenho dos alunos de um modo geral, mas principalmente nas disciplinas que têm como base o raciocínio lógico e, naturalmente, o inglês.

4. Estímulo da criatividade.

Por meio da produção de jogos e robôs, os alunos desenvolvem a criatividade para analisar, planejar, criar e executar os projetos.

5. Habilidades para solucionar situações adversas.

No mundo da programação, a comunicação só ocorre com eficiência se certos padrões lógicos forem seguidos. Caso haja algum erro, o projeto não responderá de acordo e os alunos terão que encontrar uma solução para o problema.  

6. Melhor desempenho pessoal e profissional.

A programação e a robótica ajudam o adolescente a descobrir suas potencialidades e estimular suas aptidões. E é bem possível que, no futuro, tais habilidades possam contribuir para a atuação no mercado de trabalho.

 

Leia também: