5 tutoriais de presentes DIY para você fazer neste Natal

tutorial_presentes_blog

O movimento DIY – sigla de “Do It Yourself” ou, em português, “Faça Você Mesmo” – nasceu a partir de uma cultura anticonsumista da década de 70 que prezava encorajar a população a produzir alternativas mais saudáveis às mercadorias industrializadas, especialmente as relacionadas à saúde. Hoje, aliada à crescente preocupação com a questão da sustentabilidade e da economia consciente, a tendência de colocar a mão na massa não poderia ser considerada mais atual.

Com a democratização da internet e o nascimento de plataformas como Pinterest e YouTube, o movimento se fortalece. Para o usuário, essa é a chance de se tornar protagonista do seu próprio consumo e de criar produtos diferenciados sem a necessidade de recorrer a empresas ou profissionais caros do mercado. Além de econômica, a prática também confere um status de exclusividade às suas criações, uma vez que o produto sempre terá a valorização de ter sido feito de forma manual, com muito carinho e empenho. Situação oposta à produção em massa.

Confira a nossa seleção de tutoriais e se inspire!

1. Vasinhos decorados

Vasinhos Personalizados (O Mundo de Jess)

    Presente perfeito para familiares, amigos ou colegas de trabalho. Simples e com passo a passo ilustrado, o tutorial do blog O Mundo de Jess pode ser feito por qualquer um sem muitas dificuldades.

    2. Camiseta customizada com componentes termocolantes

    Camiseta Personalizada (The Lady DIY)

      Com um resultado muito delicado, o tutorial da The Lady DIY também é uma ótima opção para presentear neste Natal. A técnica pode ser adaptada para diferentes tipos de desenhos, de modo que você tem a opção de procurar uma referência que mais combine com a pessoa em questão.

      3. Porta-Copos Geométricos

      Porta Copos Geométrico (A Parede Indecisa)

        O tutorial do blog A Parede Indecisa – além de ter todo o processo muito bem ilustrado – é bastante simples e prático. Com apenas alguns materiais como cortiça, tinta e fita crepe, você poderá fazer este belo jogo de porta-copos como uma lembrancinha de fim de ano.

        4. Quadro de recados com lousa

        Quadro Tipo Lousa (A Parede Indecisa)

          Segunda referência do site A Parede Indecisa, o tutorial ensina a produção de um item bastante querido em questão de decoração: o quadro tipo lousa. O objeto é um presente perfeito para integrar a sala ou a cozinha de qualquer casa.

          5. Painel personalizado com foto

          Painel Personalizado (Os Homens da Casa)

            Mais tecnológico, o tutorial do blog Homens da Casa traz uma ferramenta online que facilita o processo de design da imagem do painel. O resultado é uma bela opção para imortalizar um momento especial com um amigo, namorado, familiar ou até com aquele amado animalzinho de estimação.

            É cada vez mais comum ver pessoas fazendo suas próprias roupas, cervejas e artefatos de decoração a partir de somente algumas informações exibidas na tela do seu computador. E você? Gosta da ideia? Que tal aproveitar-se da criatividade e da moda de colocar a mão na massa para fazer os seus próprios presentes de Natal?

            Leia também: