5 museus para visitar em Santa Catarina

senac-museu-blog

Quando as portas se abrem, um mundo cheio de cores, formas, cheiros e história está pronto para ser desbravado. Ir ao museu é uma experiência que mexe com a imaginação e com o conhecimento de todos. Só que, diferentemente do filme “Uma noite no Museu”, em que os artefatos ganham vida ao anoitecer, nos museus da realidade as obras não perambulam por aí. Elas ganham vida dentro de nós.

 

 

uma_noite_no_museu_gif_blog_senac

    Talvez você não saiba, mas hoje, 18 de maio, é comemorado o Dia Internacional dos Museus. A data foi criada pelo Conselho Internacional de Museus em 1977, para que a comunidade de museus se aproximasse mais do público e divulgasse seu papel na sociedade. Como não queremos ficar de fora, selecionamos 5 museus catarinenses que você precisa conhecer:

    Museu de Arte de Santa Catarina – MASC

    O Museu de Arte de Santa Catarina – MASC – é um dos mais importantes de Florianópolis.

    Já recebeu exposições de grandes artistas, como Gaudí e Joan Miró. Segundo reportagem publicada no Diário Catarinense, esse é o segundo museu mais antigo do país e conta com um patrimônio de aproximadamente 1,8 mil obras. Ele funciona de terça a domingo, das 10h às 21h. Para saber mais, acesse: http://www.masc.sc.gov.br

    Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa

    Se você passar pela Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis, com certeza irá notar o Museu Histórico de Santa Catarina. Isso porque o Palácio, que era a antiga sede do Governo, se destaca pela arquitetura e instiga tanto os turistas quanto os moradores da Capital.

    A parte externa do prédio conta com 10 estátuas alegóricas esculpidas pelo artista italiano Gabriel Silva – entre elas encontram-se Santa Catarina, Anfitrite e Mercúrio. Os ladrilhos da calçada à frente do Museu foram importados e assentados em 1910.

    O Palácio foi tombado em 1984 como patrimônio histórico e também é caracterizado pela conciliação da arquitetura barroca e neoclássica. Em seu acervo se encontram utensílios, mobiliários e obras de artes adquirida por governantes, além de obras sobre Cruz e Sousa, poeta catarinense renomado.

    Para saber mais sobre as obras e o funcionamento, acesse: http://www.fcc.sc.gov.br/mhsc

    Museu da Cerveja

    Gosta de cerveja? Em Santa Catarina tem um museu só sobre ela!

    O Museu da Cerveja de Blumenau possui um acervo que conta a história de mais de 6 mil anos da bebida. Durante a visita é possível ver objetos importantes para o preparo da bebida, assim como o processo de fabricação.

    O Museu foi inaugurado em 1996 e fica no Centro Histórico da cidade. Entre os objetos mais curiosos estão os primeiros barris usados na Oktoberfest e uma microcervejaria, capaz de produzir até 32 litros de cerveja. Vale conhecer! ;)

    Segundo o portal Turismo Blumenau, o Museu da Cerveja fica aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Para saber mais, clique aqui.

    Museu Nacional do Mar

    O Museu Nacional do Mar fica em São Francisco do Sul, ocupa os galpões da extinta empresa de navegação da Cia Hoepcke e foi criado em 1991. Seu acervo conta com uma grande diversidade de embarcações do Brasil todo.

    São 18 salas divididas por temas. Os visitantes podem ver 91 barcos em tamanho natural, mais de 100 peças de modelismo e artesanato naval e a coleção Alves Câmara, do século XXI – uma reprodução da coleção original, disponibilizada no Espaço Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro.

    Dentro do Museu também encontra-se a Biblioteca Kelvin Palmer Rothier Duarte, com mais de 1,5 mil volumes sobre a temática naval, disponíveis para a consulta. Se você gosta de mar, embarcações e deseja saber mais sobre, esse é o passeio ideal. :)

    Ele funciona de terça a sexta, das 9h às 18h e, no sábado e domingo, das 10h às 18h.

    Museu WEG de Ciência e Tecnologia

    Se você for para Jaraguá do Sul, não pode deixar de visitar o Museu WEG – ainda mais se gosta de tecnologia. Lá é possível conhecer os processos de geradores de energia e suas aplicações no cotidiano e entender a complexidade das operações envolvidas ao acender uma lâmpada, por exemplo.

    No vídeo, disponibilizado pelo próprio Museu, é possível conferir um pouco do espaço interativo que promove a emoção, reflexão e cidadania. Confira!

    Para saber mais sobre o funcionamento, acesse: http://museuweg.net

    Google Arts & Culture

    E se você ficou empolgado com os museus de Santa Catarina e não vê a hora de conhecer outros pelo mundo, sabia que o Google possui um projeto em que é possível visitar museus renomados virtualmente?

    O Google Arts & Culture armazena conteúdos de mais de 1.200 museus e acervos – entre eles, o Museo de Bellas Artes de Córdoba, na Espanha; The Natural History Museum, no Reino Unido e a Galleria d’Arte Moderna, na Itália.

    Por meio do projeto online é possível ver exposições e ainda “passear” pelos museus. Gostou? Então clique aqui e divirta-se! ;)

    Leia também: