5 motivos para escrever mais

Blog

Você escreve? Costuma separar alguns minutos para anotar fatos importantes que aconteceram no dia ou como você se sente diante de projetos importantes que precisa apresentar? Gosta de escrever poesia, contos, crônicas… Tudo isso por puro prazer?

Não? Então você não escreve?

Nada? Nadinha? Pois deveria.

Para muitas pessoas o ato de escrever acaba sendo terapêutico, já que o papel pode absorver emoções, servir como um acolhimento e, ainda, ajudar a concretizar objetivos. Segundo alguns estudos científicos a escrita realmente faz bem. Auxilia na melhora da concentração; proporciona mais qualidade de vida; ajuda na retenção de informações e, também, a lidar com problemas do cotidiano.

Por isso listamos 5 motivos para que você comece a escrever hoje mesmo e ande sempre com um bloquinho e uma caneta por perto:

1 – Escreva para melhorar seu aprendizado

Escrever, principalmente à mão, é melhor para seu cérebro. Em 2012 foi realizado um estudo com crianças em fase de alfabetização, na Universidade de Indiana. Durante a experiência, os estudiosos perceberam que os cérebros das crianças que escrevem em papel são ativados com mais intensidade, diferentemente das que escrevem usando um teclado. Logo, o aprendizado é muito mais rápido para aquelas que utilizam o papel.

2 – Escreva para lidar com seus problemas

Escrever sobre seus fracassos pode lhe ajudar a superá-los, pelo menos foi o que apontou um estudo realizado com engenheiros desempregados. Pesquisadores acompanharam um grupo de engenheiros em situação de desemprego.

Os profissionais que escreviam sobre suas dores, sobre como estavam se sentindo diante da situação, conseguiram encontrar um emprego mais rápido. Depois de oito meses, cerca de 48% desses engenheiros que registravam suas emoções já estavam empregados.

Já quanto aos que não escreviam, apenas 19% estavam no mercado de trabalho novamente.

Os estudiosos relataram que os engenheiros, ao escrever, sentiam menos raiva do chefe antigo e bebiam menos.

3 – Escreva para ter mais qualidade de vida

Quer ter mais qualidade de vida? Escreva sobre as coisas pelas quais é grato. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia comprovou que escrever cinco frases, uma vez por semana, citando o que lhe faz feliz, pode ajudá-lo a ser mais otimista, a dormir melhor, ter vontade de se exercitar e, consequentemente, ter menos problemas de saúde.

4 – Escreva para melhorar sua concentração

Ao escrevermos, estimulamos as células do sistema ativador reticular, conectadas à parte do cérebro que é responsável pela capacidade de mantermos o foco. Dessa forma, as células analisam as informações que precisam ser absorvidas, melhorando nossa concentração.

De acordo com Sonia Brucki, da Academia Brasileira de Neurologia, escrever, inclusive com a mão não dominante (usando a esquerda se você for destro e a direita se for canhoto), estimula os neurônios, despertando a capacidade de atenção e raciocínio.

5 – Escreva para melhorar sua saúde

A Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, conduziu uma pesquisa com um grupo de pessoas entre 64 e 97 anos. Elas deveriam escrever sobre seus problemas pessoais durante três dias seguidos e, uma semana depois, uma biópsia foi realizada em seus braços e eles foram acompanhados durante 21 dias.

Durante esse tempo, 76% dos participantes que escreveram sobre sentimentos estavam totalmente curados no 11º dia. Já do segundo grupo, que não escreveu, 42% se curou. Para os estudiosos a prática da escrita pode acalmar uma pessoa, reduzir os hormônios ligados ao estresse em seu corpo, melhorando assim, seu sistema imunológico.

Esperamos que depois de ler esse artigo você já esteja com sua caneta e sua agenda ou bloco de notas por perto. Motivos não faltam para que você comece a escrever – seja sobre seus sentimentos,memórias, sobre o que você viu por aí ou sobre o que imagina.
Deixe a escrita preenchê-lo da mesma forma que você preenche o caderno e seja cada vez mais saudável e feliz! ;)

Leia também: