5 hábitos saudáveis para ter mais disposição

habitos_disposicao_blog

Pode ser segunda, terça, quarta, quinta ou sexta-feira. Não importa o dia da semana, você sempre vai ouvir alguém reclamar de cansaço. Não importa a hora também: às vezes você mal acorda e já fica imaginando a hora de voltar para o conforto da sua cama. Essa sensação tem o nome de esgotamento, um mal contemporâneo que você não precisa sofrer se não quiser. Basta fazer algumas mudanças saudáveis em sua rotina.

Mas, por que tanto cansaço?

O motivo, muitas vezes, não tem nada a ver com idade ou com a falta de energia, mas sim com algumas atitudes aparentemente inocentes que, repetidas todos os dias, tornam-se nocivas ao bem-estar. Dormir pouco, passar muito tempo em frente ao computador, não ter uma alimentação balanceada… muitas variáveis influenciam em sua qualidade de vida e, consequentemente, no seu repouso físico e mental.

E aí, depois de todas essas informações, você deve estar pensando: “Isso tem cura, doutor?”.

Se você não possui nenhum problema de saúde e está com seus exames de rotina em dia, talvez essa sensação de fadiga seja apenas cansaço, algo que pode mudar com algumas práticas mais saudáveis. Faça uma experiência, siga as nossas dicas para ter mais disposição. E não esqueça: se mesmo com hábitos mais saudáveis o cansaço continuar, é importante procurar um médico.

1. Beba muita água!

    Sabe aquele papo de tomar, no mínimo, dois litros de água por dia? Pois é, isso é verdade. Quando o seu corpo está com apenas 2% de desidratação, o sangue já fica mais espesso, dificultando o fluxo de oxigênio e nutrientes até as suas células. Ao manter-se hidratado, você se energiza e, de quebra, fica com a pele mais bonita.

    2. Exercite-se mais

      Parece contraditório, mas não é. A prática regular de exercícios aumenta a nossa força e resistência física, além de contribuir para o bom funcionamento do sistema circulatório. Por isso, que tal deixar a preguiça de lado e renovar a matrícula na academia? Caso você não curta esse tipo de ambiente, não tem problema. Existem diversas outras atividades que você pode escolher, como: dança, natação, ciclismo, artes marciais, caminhada, etc. O importante é não ficar parado.

      3. Uma coisa de cada vez

        Estudar enquanto assiste TV e troca mensagens no Whatsapp pode não ser uma boa ideia – algo que nós já falamos por aqui. Ao tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, você desperdiça muita energia mental e não consegue se focar em nenhuma delas, deixando o cérebro literalmente exausto. Para que a pressa? Tome o seu tempo e faça cada atividade de uma vez, e conforme a prioridade. Só assim você fará um bom trabalho de verdade.

        4. Cama não é lugar de celular

          A cena é clássica: você, na cama, com o celular na mão. Ao deitar você jurou que iria dormir, mas, depois de passar 45 minutos conferindo a newsfeed do Facebook, o sono resolveu fugir porta afora. (Quem nunca?).

          A realidade é que a luz desses aparelhos afeta a produção de melatonina, hormônio produzido pelo cérebro durante a noite para nos ajudar a pegar no sono. Por isso, seja forte! As notificações do seu celular ainda estarão lá pela manhã. Seu sono talvez não.

          5. Tenha uma alimentação saudável

            Se a sua alimentação consiste basicamente em biscoitos, pizzas e refrigerantes, talvez seja hora de rever seus conceitos. Carboidratos simples, como o do pão e da massa de pizza, são transformados em açúcar pouco depois de ingeridos, o que aumenta o índice glicêmico do sangue e aumenta a sensação de cansaço.

            O ideal seria restringir o consumo desse tipo de alimento ao mínimo possível. Mas, não precisa se sentir culpado ao fazer os pratos deliciosos que ensinamos aqui no blog de vez em quando. O segredo é ter moderação.

            É só isso. Seguindo essas cinco dicas simples você poderá dizer adeus ao cansaço e dizer olá para a produtividade.

            Faça o teste e não se esqueça de comentar os resultados. :-)

              Leia também: