Dê uma revirada na sua memória e lembre-se daquela tia do primário que você adorava. Ou então daquele professor do ensino médio que fez você se apaixonar por biologia e decidir prestar vestibular para Medicina. A verdade é que, até os 20 e poucos anos, passamos boa parte de nossos dias em salas de aula e, de alguma forma, somos influenciados por nossos professores. Alguns podem passar despercebidos, enquanto outros se tornam amigos e/ou inspirações para o resto de nossas vidas.

Um bom professor, disposto a incentivar as aptidões de seus alunos, pode fazer toda a diferença e é por isso que não é difícil encontrar filmes que retratem histórias assim. Nós aproveitamos que quinta-feira é comemorado o Dia do Estudante e selecionamos alguns filmes que mostram o papel transformador da educação e a importância do trabalho desempenhado por um professor comprometido na vida de seus alunos:

1. Gênio Indomável

O filme se passa em Boston, em uma conceituada universidade norte-americana. Durante uma aula, o professor Lambeau coloca um problema matemático no quadro negro, julgando ser de impossível resolução. Dias depois, ele vê a resposta para o “enigma da pirâmide” em uma das lousas, no corredor da faculdade. O gênio? Will Hunting, um dos jovens responsáveis pela limpeza do local, conhecido também pelo seu jeito explosivo.

Após descobrir o dom de Will, Lambeau resolve convidá-lo para sua equipe de matemática. O problema é o fato do garoto de 20 anos estar preso por ter se metido em algumas confusões. Com a ajuda do professor, Will consegue sair da cadeira sob duas condições: que ele trabalhe com Labeau e que faça terapia.

2. Sociedade dos Poetas Mortos

No fim da década de 1950, John Keating, ex-aluno e professor de inglês da tradicional escola Welton Academy, encantava seus alunos com poesias e os incentivava a pensarem por si mesmos, esquecendo padrões e condutas preestabelecidas.

Esses estudantes descobrem mais tarde que, quando ainda era aluno, John participava de um grupo secreto que se juntava à noite para declamar poesias e expressar livremente opiniões sobre quaisquer outros assuntos: a Sociedade dos Poetas Mortos. No momento em que decidem recriá-lo, os adolescentes geram um grande conflito entre os diretores que ainda pregam o método antigo e conservador de ensino.

3. Mentes Perigosas

Baseado em uma história real, Louanne Johnson, ex-oficial da marinha, abandona a vida militar para dar aulas de português. Na primeira escola em que começa a lecionar, a professora percebe que os métodos convencionais de ensino não conseguem mais chamar a atenção de seus alunos. A solução para o problema foi inovar: ela começou a trazer para as aulas referências mais próximos da realidade de sua classe (como Karatê ou as músicas de Bob Dylan) e, com isso, pôde repensar as práticas pedagógicas e se aproximar dos alunos.

4. Ao mestre, com carinho

Desempregado, o engenheiro Mark Thackeray tem a oportunidade de dar aulas em um bairro operário de Londres. Durante suas aulas, o novo professor precisa lidar com uma turma de alunos desinteressados. No decorrer da trama, já conseguindo resultados positivos apesar das dificuldades, Mark recebe um convite para voltar a trabalhar na área da engenharia e precisa decidir se continuará lecionando ou não.

5. Encontrando Forrester

Jamal Wallace é um jovem que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite, devido ao seu bom desempenho nas disciplinas e também no basquete. No novo colégio, ele sofre o preconceito dos colegas de turma e do professor de literatura, que acredita que o esporte é sua única aptidão. Com o tempo, Jamal conhece Forrester, um escritor recluso, e eles desenvolvem uma forte amizade. Percebendo o talento do jovem para a escrita, Forrester tenta incentivá-lo a seguir por este caminho, mas, ao longo do filme, quem aprende boas lições sobre a vida é o próprio escritor.


E você, já teve algum professor que o inspirou de alguma forma? Conte-nos a sua história!

Publicações Relacionadas