5 filmes e palestras para estimular a criatividade

1301

Quem nunca se viu em frente a uma folha de papel em branco e sentiu como se todas as suas ideias tivessem sumido? Se você possui um trabalho que exige originalidade, essa situação é ainda mais comum do que se imagina. E arranjar formas de estimular a criatividade não é uma tarefa tão fácil.

Não existem aqueles dias que, por mais que você se esforce, é difícil encontrar a inspiração necessária para terminar ou dar início a um projeto? E no dia seguinte, com a cabeça mais arejada, tudo parece mais simples e claro!

Por isso, o Senac SC preparou uma lista com 5 filmes e palestras para ajudar a estimular a criatividade! Se hoje for um daqueles dias em que a inspiração tirou folga, que tal dar uma espairecida assistindo a uma boa história?

  1. Como a frustração pode nos tornar mais criativos?

Os obstáculos e os problemas podem inviabilizar seu processo criativo ou podem torná-lo mais inovador do que nunca! Nesta palestra do TED, Tim Harford fala sobre como a frustração e o desapontamento são capazes de elevar o nível de criatividade. Para isso, ele traz a história por trás do álbum de piano solo mais vendido da história.

Esse TED é ideal para aqueles dias em que tudo está dando errado. Quem sabe não é nesse momento que você desperta seu lado criativo?

  1. Levando a imaginação a sério

Mais um caso em que situações adversas podem revelar ótimas ideias. Janet Echelman, após ser recusada em 7 escolas de arte, recebeu seu primeiro patrocínio para exposição de suas pinturas na Índia. Seu material – as tintas – não chegaram a tempo e ela precisou improvisar com redes de pesca. A partir daí, Janet mudou totalmente seu trabalho e encontrou sua verdadeira voz na arte.

  1. De onde vêm as melhores ideias?

Normalmente, as pessoas defendem que suas melhores ideias surgem a partir de momentos de inspiração. E nessa palestra, Steven Johnson desconstrói esse mito afirmando que a criatividade forma uma rede de referências e ideias interligadas que levam a uma ideia final.

  1. Argo (2012)

Dirigido por Ben Affleck, Argo conta a história de um agente da CIA que, no auge da revolução iraniana, recorre a um plano bastante improvável para resgatar seis diplomatas norte-americanos: transformá-los na equipe de filmagem de um longa-metragem fictício.

As ideias são tão inusitadas que fazem com que a maioria das pessoas duvide dos métodos escolhidos pelo agente. No entanto, o filme mostra que, com determinação e foco, é possível alcançar resultados inimagináveis.

  1. A Rede Social (2010)

A narrativa se passa no início dos anos 2000, quando um estudante da Universidade de Harvard começa a desenvolver a plataforma da rede social que, anos mais tarde, viria a se transformar em uma das maiores empresas do mundo: o Facebook.

Dirigido por David Fincher, o filme mostra como um projeto inicial pode levar aos mais diferentes resultados e como você deve estar sempre preparado para inovações que venham a surgir.

E você? Conhece algum outro filme ou palestra que ajuda naqueles momentos em que a inspiração não vem? Compartilhe com a gente!

Leia também: