5 Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

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Depois de um longo dia de trabalho, nada melhor que uma boa noite de sono. No entanto, mesmo cansados, nem sempre dormimos de forma saudável. Você já acordou exausto pela manhã, ou teve dificuldades para dormir durante a noite? Esses são pontos que devem ser analisados para descobrir se o seu descanso ocorre da forma correta. Além de repor as energias, a própria saúde do seu corpo é controlada pelas horas que você dorme. Por isso, vamos descobrir boas maneiras para adotar na rotina?

Confira 5 dicas para dormir melhor:

1) Dê uma pausa nos eletrônicos – Dormir com a televisão ligada ou com o celular notificando novas mensagens pode ser algo comum na rotina de muitos, mas é uma atitude que prejudica a qualidade do sono. Em um momento onde o corpo precisa desacelerar, qualquer barulho ou iluminação pode dificultar esse processo, fazendo com que você acorde pela manhã com a sensação de cansaço. Por isso, a melhor alternativa é se desligar da tecnologia antes de dormir e aproveitar cada minuto de sono!

2) Estabeleça uma rotina – Pessoas que têm um horário fixo de descanso costumam segui-lo com mais facilidade. Além de um sono mais saudável, com uma rotina determinada é possível dormir de acordo com as 8 horas estipuladas pelos médicos e ter mais energia para o próximo dia.  

3) Evite ingerir estimulantes –  Café, energéticos, ou até mesmo refrigerantes, todos eles atrapalham a qualidade do sono. Isso porque ambos aceleram o metabolismo e fazem com que você tenha mais dificuldade para desacelerar o corpo na hora de dormir. Uma boa ideia é trocar essas opções por um chá quentinho ou um suco de maracujá antes de ir para a cama!

4) Prefira um ambiente escuro – Por mais aconchegante que pareça um abajur, para um sono saudável e boas horas de descanso a melhor opção é dormir em um ambiente totalmente escuro. Isso porque, com a claridade, o cérebro pode desencadear ainda mais estresse. Então, a melhor alternativa é desligar todas as luzes e providenciar cortinas para as janelas dos quartos!

5) Faça exercícios físicos regularmente – Principalmente no período da noite, uma rotina de exercícios físicos auxilia muito na qualidade do sono. Isso porque, com o gasto de energia o corpo fica mais propenso a dormir profundamente, evitando insônias e aumentando a energia para começar o próximo dia.

Com alguns hábitos simples é possível descansar e aproveitar a semana com mais produtividade. Quantas horas de sono você costuma ter por dia? Analise os seus hábitos e veja as melhores dicas para inserir na sua rotina!

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