5 dicas para criar um cantinho de estudos eficiente

cantinho_de_estudos

Você pode até frequentar uma instituição de ensino muito bem conceituada, ter ótimos professores e possuir o melhor material didático disponível no mercado. Porém, se você não tem o hábito de rever as suas anotações após as aulas, é muito provável que o seu desempenho não esteja tão bom quanto poderia.

Talvez você tenha tentado muitas vezes, mas depois de algumas frustrações decidiu que esse negócio de estudar não era para você. Com o passar do tempo, a sua mente pode ter pregado algumas peças, fazendo-o acreditar que ou você entende o conteúdo perfeitamente na hora que o professor está explicando, ou não vai entender nunca mais.

Contudo, não se preocupe. Existe uma grande possibilidade de que o problema não seja o seu cérebro, mas sim o local onde você estuda. Fatores externos como iluminação, ventilação, ruídos e temperatura local podem facilitar ou dificultar a concentração nos livros, dependendo da sua intensidade. Por exemplo, muito barulho pode facilmente distraí-lo do seu objetivo, porém o silêncio absoluto também pode atrapalhar, causando inquietação.

Para auxiliá-lo a montar o cantinho de estudos perfeito, separamos algumas dicas para potencializar o seu aprendizado. Confira!

1. Quarto, sala ou cozinha?

Qual o melhor ambiente para estudar?

    Escolha um ambiente tranquilo e iluminado, onde não haja a passagem constante de pessoas. Caso a sua família seja numerosa, estudar na sala de estar talvez não seja a melhor das ideias. Convenhamos: a chance de você querer começar uma conversa aleatória com alguém é bastante grande.

    2. Um assento digno da realeza

    O tipo de cadeira também é importante.

      Antes de mais nada, garanta uma cadeira confortável e ergonômica. Certifique-se de que o encosto será firme o suficiente para sustentar as suas costas e procure sempre manter a postura o mais ereta possível, assim você evitará lesionar sua coluna enquanto estuda.

      3. Monte um “kit de estudos”

      Lápis, caneta, calculadora... O que precisar!

        Não há nada pior do que interromper uma linha de raciocínio. Mesmo que seja apenas para buscar uma caneta, uma calculadora ou um dicionário, dificilmente você conseguirá retomar as ideias exatamente do momento em que parou. Por isso, procure manter todos esses materiais previamente organizados no seu cantinho especial. Assim você evitará desviar a atenção do que realmente importa: os livros.

        4. Fique longe do perigo

        Nada de celular!

          Evite manter computadores, videogames e celulares próximos a você – eles são campeões em sequestrar a sua atenção. Dessa forma, nada de checar o Whatsapp enquanto estuda. Coloque o seu aparelho no silencioso e deixe-o longe do seu alcance.

          5. Mantenha tudo organizado

          Mesa limpa, mente limpa.

            Você sabia que tudo o que o olho enxerga o cérebro transforma em informação? Por isso, evite bagunças e materiais desnecessários. O seu cantinho deve ser visto como um lugar sagrado, criado exclusivamente para melhorar a aprendizagem.

            E você? Tem alguma dica para ajudar quem precisa aumentar o desempenho na escola ou na faculdade? Comente!

            320-x-100

              Leia também: