4 invenções que podem facilitar – e muito! – a sua vida

5 filmes BLOG

Todos os dias, somos bombardeados com novas tecnologias que surgem para facilitar nossas vidas, cada vez mais cheias de compromissos. E, a medida que nos acostumamos com essas novidades, elas se adaptam à nossa rotina e se tornam essenciais.

Quem se lembra de como era a vida antes da internet 3G em telefones celulares? Aplicativos de mensagens instantâneas não existiam e era mais difícil acessar ao Google para confirmar um endereço ou tirar aquela dúvida de última hora.

Já parou para imaginar todas as mudanças de comportamentos que uma “simples” invenção trouxe, com a criação dos telefones celulares, por exemplo?

De que forma, antigamente, seu chefe conseguiria passar instruções de uma tarefa urgente, às 20h de uma sexta-feira, quando você acabou de tirar o pé do escritório? Ou então como seu marido avisaria que decidiu estender o futebol com os amigos e vai chegar mais tarde em casa? Nós não costumamos pensar muito nisso, mas, em um período muito curto de tempo,  nos adaptamos a novas invenções e, rapidamente, as inserimos em nosso dia a dia.

Assim, nós selecionamos 4 invenções que ainda podem causar alguma estranheza, certamente não demorarão muito para se tornarem itens básicos em nossas casas. Quer dar uma olhada no que o futuro reserva para nós? Vem ver!    

1. Carregadores sem fio

Apesar de não serem tão recentes assim, os carregadores sem fio são aquelas invenções que parecem mentira. Já imaginou dar adeus àqueles milhões de cabos e ao desespero para encontrar uma tomada livre?

Estamos falando de uma placa que, ligada em uma tomada, é capaz de carregar mais de um dispositivo ao mesmo tempo, entre celulares, videogames, câmeras fotográficas. A “mágica” acontece por meio da indução magnética e não é necessário serem todos os aparelhos da mesma marca, uma vez que quase todos são compatíveis.

E como se não bastasse, esses carregadores são considerados mais econômicos, porque, no momento em que os aparelhos estão com bateria cheia, a placa para de enviar energia e desliga automaticamente.

2. Jardins verticais “inteligentes”

Para quem mora em apartamento, uma boa opção para cultivar plantas são os jardins verticais. Eles ocupam pouco espaço e ainda decoram seu ambiente. No entanto, não é tão simples cuidar de uma planta, afinal, cada uma requer uma certa quantidade de água, temperatura e exposição a luz.

E dessa necessidade que surgiu o Plug & Plant. A invenção é basicamente um painel que pode ser colocado na parede e, nele, é possível acoplar diversas caixas modulares. Cada um desses compartimentos possui diferentes tipos de sementes e espaço para que elas cresçam.

Até então, nada muito diferente de um jardim vertical comum. O que torna mais fácil a manutenção das plantas é a integração que o sistema tem com smartphones. O aplicativo do Plug & Plant é capaz de avisar as necessidades de água, luz e temperatura.

Infelizmente o projeto ainda não foi para frente, mas a ideia é tão boa que é bem possível que daqui a pouco surjam outras iniciativas como essa, não é mesmo? ;)

3. Brinquedo que entretém sozinho o seu cachorro

Se você tem ou já teve um cachorro, sabe como é difícil sair para trabalhar e deixá-lo sozinho o dia inteiro, não é?

Santiago Gutierrez trabalhava cerca de 60 horas semanais e não conseguia dar atenção ao seu cão, que muitas vezes passava o dia solitário, sem brincar nem gastar sua energia. E foi por causa dessa sensação de culpa que ele teve a ideia de criar o GoBone, um brinquedo em formato de um osso. Até então, nada fora o comum. O diferencial é que, dentro dele, está instalado aplicativo controlável, que promete entreter seus pets durante todo o dia.

O algorítimo dentro do app é capaz de “aprender” os comportamentos do cachorro baseado em configurações conforme sua idade, peso, entre outras características. A partir daí, é possível programar o dispositivo para quanto tempo ele ficará ativo brincando, de um lado para o outro, com o seu amigo de quatro patas.

Agora ficou bem mais fácil sair de casa e não se sentir (tão) culpado com o olhar de tristeza enquanto você se afasta, certo?

4. Robôs vigilantes

Já pensou em nunca mais se preocupar com a segurança da casa sempre que você sai para trabalhar? Tudo bem que existem várias soluções, como instalar alarmes e câmeras nos cômodos, mas temos que concordar: não são opções muito convenientes. No entanto, um robô em formato de esfera que circula pela sua casa com sensores de som e movimento é uma alternativa muito mais prática (e divertida, vai!). É isso que o Orbii promete fazer.   

Por meio de um mapa da sua casa, ele alerta você por meio de notificações sempre que detectar atividades estranhas e ameaças à segurança do ambiente. A invenção está programada para ser lançada ao redor do mundo no primeiro quadrimestre de 2017.

E você, tem alguma aposta de invenções para os próximos anos? Compartilhe conosco!

Leia também: