4 dicas preciosas para escrever bem

dicas_escrever_bem_blog

Toda profissão tem suas particularidades, mas ser capaz de se comunicar é uma necessidade na maioria delas. Logo, escrever bem é importante para ter a garantia de uma comunicação positiva.

Reflita, quantos erros ou conflitos você já presenciou devido a mensagens ou textos mal escritos? A interpretação do que escrevemos muitas vezes é feita de maneira equivocada. Isso causa transtornos e reforça a importância de dominar o texto.

Confira também como desenvolver sua oratória.

A troca de mensagens aumenta quanto mais conectados na rede estamos. Por isso, o Senac preparou 4 dicas preciosas para ajudar a desenvolver sua escrita:

1.Frases curtas

Quando precisar escrever um texto, e-mail ou mensagem seja dinâmico. Para isso utilize frases e textos curtos, assim o leitor sente uma ritmo mais agradável na leitura. O ganho estará na facilidade de compreensão e maior probabilidade que ele siga até o fim do texto. Quando temos um bloco de texto com frases longas a  chance do interesse ser perdido gradativamente é maior. Uma boa prática para escrever bem é limitar seus parágrafos em até 5 linhas.

2. Peça ajuda

Você pode ser um especialista, mas algumas coisas sempre podem passar. Considere a ajuda de amigos e colegas. Os erros serão encontrados mais facilmente e você terá um feedback de qual mensagem o texto está passando. Com as devidas sugestões e ajustes o resultado será melhor.

3. Menos é mais

O objetivo da mensagem é ser compreendida, assim, quanto mais comuns as palavras usadas, mais simples e compreensível para quem lê o texto. Usar termos complexos e pouco conhecidos só prejudicará o entendimento e diminuirá seu público.

4. Não fique com dúvidas

A internet está aí! Com uma infinidade de sites e referências para escrever bem. Então, quando surgir aquela dúvida, procure a respeito. Não fique com preguiça e acabe por escrever errado. Aproveite a rede para contribuir com seu aprendizado.

A maior dica que você pode seguir é: leia muito. Todo tipo de material, com isso você irá criar repertório de estilo de texto e de palavras. Essas dicas são úteis para todos aqueles que estão nos cursos superiores do Senac.

Siga essas dicas e escreva bem em qualquer profissão.

    Leia também: