A importância da autoconfiança para a carreira
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a autoconfiança se destaca como uma das competências mais valiosas para o crescimento profissional....
Há pouco tempo, empreender era uma possibilidade restrita a poucas pessoas. Os negócios precisavam de alto investimento em recursos e estrutura para alcançar sucesso. Mas a revolução digital mudou esse cenário. A união da tecnologia com o comportamento inovador dos millenials (nascidos entre 1980 e 2000) formou ambientes com muito potencial empreendedor.
Para o professor Robert Stoll, da Ashland University, dos Estados Unidos, atualmente existem poucas barreiras para criar uma empresa de tecnologia. Além disso, os jovens buscam flexibilidade em sua rotina de trabalho e controle sobre suas vidas profissionais. O empreendedorismo chama a atenção porque possibilita esse estilo de vida, além de levar um alto impacto para a sociedade.
Segundo o professor, o contexto de mercado também ajuda a estimular o empreendedorismo: vivemos em uma economia marcada pela inovação, em que os recursos são amplamente compartilhados e o ciclo de desenvolvimento dos produtos é curto. Ou seja, precisamos de muitas pessoas colaborando para chegar a soluções cada vez mais refinadas.
Com o empreendedorismo em alta, temos novos gestores se formando: jovens, ávidos por tecnologia e dispostos a entregar produtos e serviços disruptivos para a sociedade. O papel desses profissionais, de acordo com o professor Stoll, é diferente da função tradicional de gestão – eles precisam gerenciar criatividade.
Em visita ao Brasil para ministrar o simpósio internacional do MBA em Gestão Estratégica Corporativa, o professor citou 4 dicas que podem ajudam os líderes atuais a conduzir processos criativos:
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