4 aplicativos para intensificar os estudos

1108_aplicativos_para_intensificar_estudos_face_blog

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e, se antes já era difícil para um professor controlar o acesso dos alunos a dispositivos eletrônicos, hoje é praticamente impossível. Conexões 4G, tablets e smartphones transformaram não só a comunicação como também a forma com que estudantes buscam conhecimento.

E é com a estratégia de aliar tecnologia a novas possibilidades de estudo que têm surgido aplicativos que ajudam na organização ou na revisão das disciplinas. Outros ainda possuem um banco de dados com milhares de perguntas, possibilitando aos estudantes que testem seus conhecimentos em qualquer lugar, a todo momento.

Profissionais da área defendem que o uso de aplicativos pode ser muito útil, no entanto, é necessário que se mantenha um foco muito claro. “É importante que o aplicativo faça muito sentido para o aluno, que ele esteja envolvido no processo e que saiba também que existirá cobrança e um reconhecimento daquele tempo que estiver se dedicando ao estudo”, explica Wagner Sanchez, diretor acadêmico especializado em meios tecnológicos para educação.

E para mostrar que é possível, sim, utilizar a tecnologia a seu favor, nós selecionamos os melhores aplicativos para quem busca reforçar os estudos. Confira:

1108_apps_1

    1. Gabaritar

    Dedicar-se ao estudo requer organização, principalmente na hora de estabelecer horários e dividir o tempo de todas as disciplinas por grau de importância e dificuldade. E é nesse quesito que o Gabaritar funciona: ele faz o planejamento das matérias, com as horas de estudo em cada uma delas, e ainda dá dicas de como melhorar o aprendizado. (Disponível para iOS e para Android)

    1108_apps_2

      2. SelfControl

      Depois de montar todo o seu plano de estudos, não há mais razões para adiar: você se senta à mesa e começa a revisar a teoria e resolver os exercícios, certo? Errado. Em menos de 5 minutos de efetiva concentração, o celular apita com vários notificações das redes sociais e lá se vai toda a concentração. Para evitar esse desperdício de tempo, o app SelfControl permite bloquear determinados sites durante o tempo que você preestabelecer, ajudando a manter o foco nos estudos. (Disponível apenas para iOS)

      1108_apps_3

        3. Estratégia Concursos

        São mais de 30 mil questões divididas em 10 disciplinas, entre elas português, matemática financeira, ética, conhecimentos bancários, raciocínio lógico, etc. Você ainda pode responder a simulados de cada matéria e, para quem está à procura de concursos públicos, é possível filtrar por bancas e cargos específicos. (Disponível para iOS e Android)

        1108_apps_4

          4. Acordo Ortográfico

          Sabia que, desde o início de 2016, a nova ortografia se tornou obrigatória? E com isso, várias regras de acentuação e grafias foram modificadas. Quer saber quais são? O aplicativo Acordo Ortográfico ajuda você a fazer bonito na hora de escrever aquele trabalho que vai fazer 40% da nota final. ;) (Disponível apenas para Android)

           

          E você, conhece algum outro aplicativo útil para os estudos? Compartilhe conosco!

          Leia também: