10 práticas sustentáveis para adotar na sua empresa

0905

Aderir a uma rotina de hábitos focada na questão ambiental é uma decisão fundamental para qualquer empresa. Seja no ramo industrial, empresarial ou de prestação de serviços, a preservação do meio ambiente deve ser vista como prioridade de gestão. Mas, engana-se quem pensa que ser sustentável é sinônimo de aumentar os gastos, pelo contrário, geralmente essa é uma forma de economizar! Vamos repassar a ideia?

Confira alguns hábitos sustentáveis que fazem diferença no dia a dia:

  1. A regra da reciclagem – Coloque este fator como um hábito na sua empresa! Uma boa forma de começar é investindo em lixeiras que facilitam a separação correta do lixo, espalhando a ideia da conscientização entre os funcionários. No caso do descarte de pilhas e baterias, a dica é deixar recipientes de coleta espalhados pelo local para estimular esse propósito!
  1. Substitua os copos descartáveis – Você já parou para analisar a quantidade de copos descartados semanalmente? Cada unidade de todo esse lixo leva cerca de 300 anos para se decompor, então a melhor saída é substituí-lo! Proponha opções mais sustentáveis dentro do seu ambiente de trabalho, como o uso de copos de materiais duráveis e deixe para trás os antigos descartáveis. Essa é uma boa forma de reverter a situação!
  1. Ao sair, apague a luz! – O desperdício de água e energia são hábitos ruins tanto para o orçamento quanto para o meio ambiente, por isso, é uma questão que precisa ser trabalhada dentro das empresas. Espalhe avisos sobre a importância de verificar a torneira após o uso, ou apagar a luz ao sair da sala! Além disso, prefira luzes de LED, elas consomem menos e podem fazer bastante diferença na conta no fim do mês.
  1. Esteja em dia com as leis ambientais – Esse é um ponto fundamental em todas as empresas! Cada ramo empresarial tem que obedecer uma série de normas ambientais, por isso, conheça as formas legalizadas de empreender o seu negócio e priorize métodos sustentáveis. Degradar o meio ambiente nem pensar, certo?
  1. Valorize clientes que participam de projetos sustentáveis – Experimente dar benefícios para os clientes em troca de práticas sustentáveis, por exemplo, o cliente que trouxer uma certa quantidade de tampas de  garrafas PET ganha descontos. Essas experiências além de estimularem a reciclagem, cria um engajamento com o cliente e mostra como sua marca se importa com o meio ambiente!
  1. Reveja as práticas dos seus fornecedores – Não adianta conhecer apenas os produtos que você consome, é necessário verificar também as práticas utilizadas por quem o produziu! Por isso, procure saber mais dos seus fornecedores e processo de produção. Priorize aqueles que optam por atitudes sustentáveis. Esse é um passo fundamental para a sua empresa mostrar que apoia a causa!
  1. Organize um dia com foco nos produtos sustentáveis – Se a sua empresa é da área comercial, experimente reservar um dia de descontos em todos os produtos que apresentem o selo de sustentabilidade. Com isso, você faz com que o consumidor conheça novas opções e passe a utilizá-las!
  1. Equilibre o uso de papel – Isso não significa controlar o uso do material dos seus funcionários, mas sim, espalhar a ideia  de reciclagem e reutilização. Ofereça papéis reciclados e lembre da importância de aproveitar a folha de ambos os lados quando possível, além de priorizar a opção digital. Com todos adotando essa ideia, os resultados serão positivos para o ambiente!
  1. Analise o consumo dos seus equipamentos – Qualquer eletro apresenta o consumo registrado no próprio produto durante a compra. Por isso, dê preferência para aqueles que possuem o selo de eficiência energética com a letra A, já que esses são os mais econômicos no consumo de energia!
  1. Abra a janela! – As altas temperaturas do verão certamente dificultam a rotina sem a presença de equipamentos de ar, no entanto, em outras estações é possível optar pelas janelas! Com a ventilação natural se evita a transmissão de resfriados no inverno, e ainda, evita-se o alto consumo de energia!

Por meio de práticas simples, é possível adotar uma rotina sustentável e participativa na sua empresa. Quais delas você já colocou em ação? Compartilhe os resultados com a gente! (;

Leia também: